Patologias »
Hipoglicemia
Em medicina, chama-se hipoglicemiaPB ou hipoglicémiaPE ao baixo nível de glicose no sangue.
As suas causas podem ser variadas e surgir em qualquer idade do indivíduo. As suas formas mais comuns, moderadas ou severas, ocorrem como uma complicação no tratamento da diabetes mellitus com insulina ou medicamentos orais.
Embora a hipoglicémia possa causar uma variedade de sintomas, o problema principal de sua condição decorre do fornecimento inadequado de glicose como combustível ao cérebro, com prejuízo resultante em suas funções (neuroglicopenia). Os desajustes nas funções cerebrais podem ser desde um vago mal-estar até ao coma e, mais raramente, a morte.
Os endocrinologistas geralmente consideram os seguintes critérios (a denominada "tríade de Whipple") para determinar se os sintomas de um paciente podem ser atribuídos a uma hipoglicémia:
1. Os sintomas parecem ser causados por hipoglicémia;
2. A glicemia encontra-se baixa no momento da ocorrência dos sintomas; e
3. Há reversão ou melhoria dos sintomas quando a glicemia é normalizada.
Esses critérios, entretanto, não são unânimes, o próprio valor limite que define uma hipoglicémia tendo sido fonte de controvérsias. De qualquer forma, o nível de glicose plasmática abaixo de 70 mg/dL ou 3,9 mmol/L é considerado hipoglicémico, o que é discutido em mais detalhes a seguir.
Terapêutica adequada:
Acupunctura | Fitoterapia | Homeopatia | Naturopatia | Nutrição
Este artigo está licenciado sob a GNU Free Documentation License. Este artigo usa material do site pt.Wikipedia.org.

